Apesar de a vagina ser um mecanismo de autolimpeza, certas mudanças podem causar odores e cheiros incomuns que permitem as regiões inferiores.
Muitas vezes não é nada para se preocupar e pode se resumir a algo tão simples quanto usar roupas apertadas. Mas outras vezes pode ser um sinal para algo muito mais sério
Cada vagina tem um cheiro. Uma vagina normal e saudável, exalava um perfume suave e almiscarado.
Nossas vaginas, que medem cerca de 7 a 15 centímetros de comprimento, são maravilhas autolimpantes, o que significa que se mantém saudável mantendo o equilíbrio correto do pH.
A vagina contém muitas bactérias “boas”, o que ajuda a manter o equilíbrio ideal do pH, que pode ser levemente ácido.
Ocasionalmente, odores diferentes podem estar presentes, o que os especialistas concordam ser perfeitamente normal, mas qualquer cheiro ruim ou incomum pode ser um sinal de que as coisas estão desequilibradas. Se este for o caso, você pode precisar fazer um check-out.
Qualquer cheiro desagradável vindo de sua vagina pode ser um sinal de alerta de que algo precisa ser verificado.
Odor de peixe
Se sua vagina cheira a peixe, pode ser um sinal de vaginose bacteriana ou tricomoníase, de acordo com o Dr. Ayanthi Marcos, especialista em ginecologia da London Gynaecology.
A vaginose bacteriana também geralmente se apresenta com uma secreção espumosa, cinza ou verde, e é necessário um curso de antibióticos.
Para a tricomoníase, a descarga pode ser de cor verde e amarela, com um curso de antibióticos também necessário.
Cheiro de fermento
Se sua vagina cheira a fermento, ou seja, doce ou um pouco como cerveja, pode ser um sinal de aftas. Neste caso, você deve estar atento a outros sintomas de alerta, incluindo coceira intensa, vermelhidão, secura, dor ou queimação.
Uma infecção por fungos pode causar um corrimento branco semelhante a coalhada que se assemelha a queijo cottage e o tratamento inclui medicamentos de venda livre.
Cheiro parecido com urina/xixi
Uma infecção do trato urinário (ITU) causa um odor de amônia ou urina com sintomas relacionados como incontinência, sensação de queimação ou ardência ao urinar.
A alta para uma ITU inclui urina vazada com um curso de antibióticos necessários.
O Dr. Marcos recomenda exercícios do assoalho pélvico, agentes de volume uretral ou operações para ajudar a fortalecer o mecanismo de continência.
O corrimento vaginal normal tem um cheiro suave e almiscarado que não é desagradável. Isso significa que um leve cheiro é normal.
Se os odores incomuns forem ignorados, isso pode levar a problemas vaginais que podem afetar a fertilidade, o desejo por sexo e a capacidade de atingir o orgasmo.
Problemas contínuos de saúde vaginal também podem causar estresse ou problemas de relacionamento e afetar a autoconfiança.
Como manter a vagina limpa e cheirosa
Como uma vagina normal deve cheirar e odores que podem sinalizar algo sério
“As vaginas têm um odor natural que pode mudar com o tempo e com o seu ciclo”, explicou o Dr. Marcos.
“É importante ter boas práticas de higiene, mas isso não deve incluir duchas vaginais ou usar produtos perfumados (incluindo absorventes higiênicos perfumados) para limpar a vagina, pois esses produtos e práticas podem perturbar a flora bacteriana natural da vagina.
“O odor de cada mulher é diferente e pode mudar temporariamente. A vagina é autolimpante.”
O Dr. Marcos explicou como o uso de certos sabonetes ou sabonetes perfumados pode fazer mais mal do que bem, pois eles são conhecidos por perturbar o equilíbrio natural da vagina.
“Isso pode levar a novas mudanças, tornando-se um ciclo vicioso que às vezes é difícil de superar.
“Use apenas água para lavar, seque bem, use roupas íntimas de algodão e deixe sua vagina ‘respirar’ evitando usar roupas apertadas o tempo todo.”