O cineasta João Ribeiro vai ministrar uma sessão de conversa sobre o tipo de projectos audiovisuais que o Maning Magic procura para a sua grelha. O evento terá lugar no Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM) e poderá ser assistido via Zoom e em streaming, no dia 30 de Agosto corrente, a partir das 16:30.
Na conversa, Ribeiro também vai orientar aos participantes sobre como melhor elaborar propostas para submeter à estação televisiva moçambicana que dirige, o Maning Magic. O canal é dedicado à divulgação da cultura nacional e foi aberto, recentemente, com o apoio da Multichoice Talent Factory, uma plataforma de mapeamento e lapidação de potenciais comunicadores, actores e criadores de conteúdos moçambicano.
A conversa se enquadra no âmbito do programa Masterclass, organizado pelo Fórum de Cinema de Curta-metragem de Moçambique, Kugoma. João Ribeiro é dos mais experientes cineastas moçambicanos. Nasceu na Zambézia, em 1962. Deu o primeiro passo da sua caminhada pelo cinema ainda nesta província do centro do país, antes de conquistar o mundo.
Chefiou a delegação do Instituto Nacional do Cinema (INC) de Quelimane, onde geriu 5 salas de cinema de que a província dispõe, antes de fazer formação em Cuba (1989), na área de realização e Produção de cinema.
Foi também chefe do arquivo de Filmes e, igualmente, Coordenador de Produção do INC, em Maputo. É (co)autor de vários filmes, entre eles ‘‘O Último Voo do Flamingo’’, ‘‘Fogata’’ e ‘‘O Olhar das Estrelas’’.
Participou de diversas iniciativas de massificação do cinema no país e na SADC, através de contribuições para a criação de associações de fazedores de filmes e documentários ao nível da região.