Para abrir o mês de setembro em Luanda, o Cine Geração, em parceria com a plataforma Cultures of Resistance Network, fará exibições especiais dos documentários da ativista e cineasta coreana-brasileira Iara Lee.
Na quinta-feira, 1, às 18h30 serão exibidas duas curtas-metragens, From Trash to Treasure: Turning Negatives Into Positives e Burkinabè Bounty: Agroecology in Burkina Faso. No dia 2, no mesmo horário, será exibido o documentário: Burkinabè Rising: The Art of Resistance in Burkina Faso.
Depois de cada sessão de cinema, os presentes poderão assistir e participar numa conversa com a cineasta.
Os filmes de Iara, que abordam temas muitas vezes ignorados pelos grandes meios de comunicação, como os direitos indígenas, soberania alimentar e justiça ambiental, são frequentemente rodados em África, Médio Oriente e América Latina. Os filmes já foram exibidos em todo o mundo em eventos que vão desde projeções em campos de refugiados até grandes festivais de cinema.
Iara Lee é brasileira de ascendência coreana e, além do cinema, o seu percurso passa pelo ativismo e pela fundação da Cultures of Resistance Network. A organização promove a solidariedade global, conecta e apoia revolucionários, educadores, agricultores e artistas para construir um ambiente mais justo e um mundo mais pacífico através da resistência criativa e ação não-violenta. Como cineasta, Iara dirigiu/produziu vários documentários e dezenas de curtas-metragens na última década.
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.