Mário Marta pisou pela primeira vez o palco d’O Sol da Caparica – o festival mais lusófono de Portugal. No sábado, 13 de agosto, no mesmo dia que Ivandro, Karyna Gomes, Plutónio e Soraia Ramos atuaram, Mário Marta apresentou-se em frente a milhares de pessoas no palco FreeNow.
Depois do concerto, durante uma curta entrevista para a BANTUMEN, o cantor cabo-verdiano nascido na Guiné-Bissau revelou a sua emoção com o engajamento do público durante o espetáculo. “A adesão, o público que era em número muito grande, superou as minhas expectativas. Emocionei-me, o público todo a vibrar e a sacudir-se. Estava rodeado de músicos enormes. Foi uma benção, foi muito amor”, declarou.
Com um álbum lançado em dezembro do ano passado, e várias nomeações para os Cabo Verde Music Awards, a jornalista Luzineide Pacheco teve ainda a oportunidade de questionar o cantor sobre como analisa o feedback dos fãs em relação a esse projeto. “Foi maravilhoso. Toda a mãe ou pai, quando nasce, no nosso caso um CD, começas a ver imperfeições e a dizer ‘devia ter feito assim, devia ter sido assim’ mas é maravilhoso ver o produto cá fora, principalmente quando as pessoas gostam”.
Sobre as nomeações, “as minhas músicas estão nomeadas em seis categorias prémios de Cabo Verde (CVMA), dois singles que fiz também [para outros artistas] estão nomeados, portanto acho que estou no bom caminho”, acrescentou.
Na continuidade deste trabalho, Mário Marta quer apenas que as suas músicas possam perdurar além fronteiras. “É a continuação do que estou a fazer, com mais amor, e esperar que a minha música conquiste o mundo, quer [a música] seja de Cabo Verde, da Guiné – porque nasci na Guiné e canto músicas guineenses – quer seja africana.
Aos anos de música e de estrada, o artista já lhes perdeu a conta, mas sabe que são muitos. O contador começou a girar pelo menos em 1998. Consigo, traz na bagagem e na voz Cabo Verde. No seio familiar, a musicalidade ouve-se em cada canto da casa, não fizesse ele parte de uma família de músicos.
Nos seus mais de 20 anos de música, Mário Marta já pisou variados palcos com nomes de peso no panorama musical português e crioulo, como o grupo de gospel Shout, do qual fez parte, Sara Tavares, Rui Veloso, Mariza, Carminho, Lura, Nancy Vieira, Boy G Mendes e Tito Paris.
A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.